domingo, 2 de maio de 2010

A vida em Verona - Samuel Frehlich

Samuel Frehlich em Verona, Itália

Samuel Frehlich, tem 27 anos, nasceu em Lajeado, Rio Grande do Sul, mas viveu grande parte de sua vida em Arroio do Meio. Atualmente mora em Verona, Itália. Veja o que Samuel tem a dizer.
"Há alguns anos minha vida girava praticamente em torno do meu trabalho, meus estudos e da música. Terminei a faculdade de Direito e de imediato comecei uma pós-graduação na subseção da OAB em Lajeado e tocava nos momentos livres.
Decidi viajar para conhecer a Europa, o que sempre foi um dos meus sonhos. Recebi um convite de uma conhecida que morava em Verona pra residir aqui e ao mesmo tempo encaminhar o processo de reconhecimento de cidadania italiana por descendência.
Essa decisão causou um grande impacto na minha vida. O mais difícil foi deixar tudo aquilo que construí e todas as pessoas que convivi durante muitos anos. O que me encorajou foi o fato de que só assim eu conseguiria sair da rotina em busca de novas oportunidades e poderia conhecer novos lugares, outras pessoas, outras culturas e fazer novas amizades.
A minha primeira missão no 'Velho Mundo' eu já superei, estudar a língua e a cultura italiana em uma escola no centro de Verona. A segunda foi encontrar uma fonte de renda e resolvi fazer o que mais gosto: tocar! Comecei a dar aluas de violão, contra-baixo e passei a tocar com bandas locais e com amigos brasileiros que vivem aqui.
Quando estamos longe de nossas famílias e de nossos amigos e sentimos realmente a falta que eles nos fazem, passamos a valorizar muito mais essas pessoas. Coisas simples como o churrasco de domingo com a família, as festas com os amigos e o futebol no final de semana, passam a ter um valor muito maior. O que nos ajuda a combater a saudade de casa são os novos amigos. Eles são as pessoas que nos dão a mão, nos escutam e ajudam quando precisamos de uma força. Eles passam a ser uma espécie de família substituta.
Verona é um lugar que eu recomendo. É uma das cidades mais românticas do mundo e chama a atenção pela arquitetura das casas, pelos enormes muros que cercam a cidade, os castelos e a Arena. Tudo conservado desde os tempos do Império Romano."

Dicas do Samuel do que não se pode perder em Verona:


Conselho dele para quem quer viver em outro país: "Se preparar financeira e psicologicamente, fazer as malas e 'tchau'!"

Imagens da bela Verona, na Itália

Nenhum comentário:

Postar um comentário